terça-feira, 15 de julho de 2008

Raku Nights I

Esta é a primeira postagem da nossa mais recente queima de raku.
Para os que ainda não sabem, todo segundo sábado do mês este evento acontece no atelier que frequentamos. O mais legal; é aberta para todos que quiserem dar o prazer da presença. Portanto, aos habitantes de São Paulo e aos que estiverem de passagem, o convite está feito. Para maiores detalhes é só entrar em contato conosco.














3 comentários:

viviane disse...

Maravilhoso o seu raku nú!!!
Quando faço não da certo, ou não solta e gruda todo o esmalte ou fica todo cheio de bolinhas.
Vc está de parabéns, suas peças ficaram divinas!!!
Beijos da sua fã com muitas saudades!!!
Viviane

zelribeiro disse...

Oi Vivi,
O negocio é acertar na expessura do caulin e do esmalte. O caulin tem que ser bem grosso. Eu costuma passar VÁRIAS camadas de caulim com bastante CMC, pelo menos um dia antes de passar o esmalte (depois de passar tanta camada de caulim a peça fica muito molhada para passar o esmalte). A camada de esmalte não pode ser muito fininha, se não craquela muito.
Tenho pensado sobre a dininâmica das bolinhas. E minhas conclusões são as seguintes: depois de tanta camada de caulim, acaba formando uma barreira para o ar que esta na peça sair. então a cada camada subsequente, com absorçao de água pela peça, o ar que sai faz furinhos na camada de caulim/ esmalte. Esses furinhos se transformam em buraquinhos depois da peça queimada. Será que é isso?
Beijim
Zel

Unknown disse...

Zeldon as peças estão maravilhosas.
Parabéns, bjos.